segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mais informação...

Unidade Lógica e Aritmética - ALU: Implementa as operações lógicas (NOT, AND, OR, XOR) e aritméticas (geralmente adição, subtração, multiplicação, divisão, dependendo do microprocessador). Em geral, o resultado de uma operação é armazenado no acumulador.








BARRAMENTOS INTERNOS: Os barramentos internos ou vias internas interligam os diversos componentes do microprocessador, conduzindo dados e endereços.

Barramento de Dados: é um barramento bidireccional, que permite a movimentação de dados entre os diversos componentes num sistema microprocessado: microprocessador, memória e dispositivos de entrada e saída de dados.
Os sinais que controlam o tráfego de informações são fornecidos pelo barramento de controle. A largura do barramento de dados depende do processador, podendo ser de 8, 16, 32 ou 64 bits, e corresponde à quantidade de bits que podem ser transferidas em paralelo.

Barramento de Endereços: é um barramento unidirecional, que permite a seleção de uma posição de memória ou dispositivo de entrada e saída por parte do processador. O número de bits presentes no barramento de endereços determina o espaço de endereçamento de memória e/ou entrada e saída, conforme a tabela II. No exemplo do Z80, este barramento possui 16 bits, denominados de A0-A15; que em conjunto com o sinal MREQ endereçam a memória; e em conjunto com o sinal IORQ endereçam portas de entrada/saída, permitindo ainda o refrescamento de memórias dinamicas em conjunto com o sinal RFSH.

Os Endereçamentos: Para o CPU só existem dois tipos de dispositivos, a memória e os periféricos de entrada e saída. Para poder comunicar com eles e reconhecê-los, o processador utiliza endereços. Para cada periférico e para cada localização de memórias existe um determinado endereço. Aqui é que entra em funcionamento o barramento (bus) de endereços. O CPU envia por este bus um endereço para determinado dispositivo, para assim poder comunicar com ele.



Barramento de Controlo: Controla o funcionamento dos barramentos de dados e endereços, já que estes são utilizados tanto pela memória quanto pelos dispositivos de entrada e saída. Informam os instantes onde as informações podem trafegar nos barramentos de dados e endereços.

Sem comentários:

Enviar um comentário